Cuidados com a pele do rosto
Segundo alguns especialistas, a pele do rosto humano merece todo o cuidado e atenção, ou seja, as pessoas devem gastar muito mais tempo cuidando dela do que do resto do corpo. No entanto, a pele do corpo também está exposta aos mesmos fatores de envelhecimento ambientais que o rosto, além de sofrer os efeitos de sabonetes ásperos, alterações hormonais e flutuações de peso.
A pele do corpo é mais espessa do que a pele facial e pode, portanto, tolerar a limpeza mais forte e esfoliação, feita com emolientes. O ressecamento pode ser um problema particular nas áreas que ficam expostas a mais desgastes, como cotovelos, joelhos, mãos e pés.
No entanto, as grandes áreas de superfície também podem tornar-se secas, especialmente durante os meses mais frios e, ou como consequência dos frequentes banhos quentes de chuveiros, e alguns sabonetes que tiram da pele os óleos naturais. A pele responde a estas agressões, tornando-se seca, menos elástica, mais áspera e propensa a irritações.
Conselhos sobre como cuidar da pele do corpo
A pele bonita, saudável exige cuidados diários. Se a pessoa seguir algumas regras após o banho diário, quando estiver de férias, ou durante os meses frios do inverno, a pele ficará mais suave.
1.Proteger a pele do sol
Para manter a pele saudável, as pessoas não devem se expor ao sol sem proteção. Devem aplicar um protetor solar com FPS que seja adaptado ao seu tipo de pele, e reaplicá-lo com regularidade. Também é altamente recomendável, que as pessoas não se exponham durante as horas mais quentes do dia.
2. Usar somente sabonete suave na pele
Será que a pele do corpo tende a se tornar seca, especialmente depois da pessoa tomar banho? É importante usar produtos suaves para a pele, com sabonete apropriado para a rotina de limpeza. Se a pessoa usar produtos que não sejam suaves, sua pele pode se tornar extremamente seca e a pessoa se sentir desconfortável.
3. Atenção no chuveiro
Ao tomar banho de chuveiro, a pessoa deve se certificar de que a água esteja morna, e não quente. Para os amantes do banho, o ideal é não ficar na água por muito tempo.
4. Retirar completamente os produtos usados no banho
Antes de sair do banho, a pessoa deve lavar o corpo inteiro muito bem para eliminar todos os vestígios do produto de limpeza que utilizou. Em seguida, deve secar rapidamente a pele, batendo suavemente as pernas, peito, braços, etc., com a toalha. Não é aconselhável esfregar agressivamente a pele até que ela fique seca.
5. Hidratar a pele diariamente
Fazer hidratação na pele deve ser um hábito diário. O ideal é após bater suavemente a pele seca com a toalha para secá-la, usar um creme adequado para hidratar eficazmente a pele. Isso vai ajudar a restaurar a camada que recobre a epiderme. Vale ressaltar que todo tipo de pele necessita de hidratação.
6. Agasalhar-se corretamente no frio
A pele das pessoas torna-se particularmente sensível durante os meses de inverno. Na verdade, o tempo frio, assim como o vento e o sol, tendem a secar a pele, deixando-a com uma sensação desconfortável de ressecamento. Assim que a temperatura começar a cair, a pessoa deve se certificar de que esta bem agasalhada, não se esquecendo de proteger as mãos com luvas.
7. Beber muita água
Para uma pele bonita, o corpo requer uma quantidade suficiente de líquido. As pessoas devem de beber bastante água, ou seja, cerca de oito copos por dia. Pode ser um copo de água, quando a pessoa acorda, chá no café da manhã, água mineral durante todo o dia, ou chá de ervas à noite. Desta forma, a pessoa vai facilmente atender as demandas necessidades diárias de líquido.
8. Se alimentar com refeições saudáveis e equilibradas
Uma dieta saudável e equilibrada não só é boa para o corpo, como também para a pele. Se todo dia, a pessoa comer cinco tipos de frutas e legumes, que sejam ricos em antioxidantes, irá ajudar a manter a pele bonita e saudável.
9. Dormir Bem
Se a pessoa conseguir dormir o suficiente, sua pele ficará saudável! O corpo humano precisa de certa quantidade de sono para se manter saudável, algo em torno de oito horas. Segundo especialistas, as necessidades de sono nos seres humanos são determinadas pelos genes.
10. Parar de fumar
Fumar é muito ruim para a pele da pessoa. A fumaça do tabaco deixa a pele sem brilho fazendo a pessoa parecer que tem mais idade. Esta é uma razão muito boa para jogar fora o maço de cigarros.
Dicas de antienvelhecimento
1. Estimular o cérebro
O cérebro precisa ser desafiado para manter todas as suas estruturas neurológicas em perfeito funcionamento.
2. Alimentar-se Bem
O ideal é a pessoa consumir cinco porções de frutas e verduras e três porções de cereais integrais diariamente abastecer o corpo de vitaminas e minerais e outros micronutrientes saudáveis.
3. Praticar Exercícios Físicos
O exercício aeróbico regular é benéfico para quem deseja retardar o processo de envelhecimento. Vários estudos mostram que a perda de resistência da força muscular, do equilíbrio e da densidade óssea que aumentam com a idade, e estas perdas podem ser amenizadas com atividades físicas realizadas com regularidade.
4. Melhorar a ingestão de antioxidantes
Os radicais livres contribuem para o aparecimento de doenças relacionadas com a idade, e antioxidantes neutralizam estes radicais. Por isso é aconselhável que as pessoas consumam uma combinação de antioxidantes através da dieta e suplementação. Deve-se considerar sempre a ingestão de um bom complemento.
5. Ter um sono Tranquilo
Pesquisas científicas mostraram que se a pessoa dormir menos de seis horas por noite, ela terá muito maior risco de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.
Em um nível emocional, a falta de sono faz com que a pessoa fique mais propensa à irritação e agressividade.





